Você consegue imaginar o número de automóveis que estragam nas estradas durante o ano? Se formos analisar que a frota de veículos brasileiros no ano de 2020 foi de quase cento e oito milhões (precisamente 107.948.371 segundo pesquisa do IBGE), certamente o número de veículos com pane também foi muito alto! Nessas horas, é indispensável a presença de um guincheiro, aquele profissional que irá rebocar o automóvel. Dada a importância desta profissão, a Infornet decidiu trazer um artigo exclusivo sobre o assunto, para quem quer ingressar nesse mercado, já está nele ou apenas quer saber mais por curiosidade. Confira abaixo!
O que um guincheiro faz?
Primeiramente, é importante abordar o que esse profissional faz exatamente. Os guincheiros oferecem serviços de remoção de veículos com panes (seca, mecânica ou elétrica) das vias, levando o automóvel até o local de conserto ou até outro destino caso seja necessário. Em ocasiões eventuais, alguns guincheiros até mesmo prestam atendimentos de pequenos reparos, quando não é um problema tão grave e pode ser resolvido de forma simples. Além de transportar o veículo, alguns guincheiros também oferecem transporte para os ocupantes do automóvel.
É importante frisar que apesar de alguns guincheiros realizarem pequenos serviços de reparo, como citamos acima, esse profissional não deve ser confundido com um mecânico, já que presta apenas um atendimento momentâneo e mais simples. Sua principal função é de guinchar/rebocar o veículo a um local de reparo ou a um local seguro.
Essa profissão surgiu devido a necessidade de existir alguém para auxiliar o motorista quando um imprevisto acontece e ele não consegue remover o veículo da via por conta própria, ou seja, sem ajuda. Com um número tão alto de automóveis no Brasil, a cada dia também cresce a necessidade de mais profissionais da área de guincho e reboque, para atender essa demanda. “A principal função de um guincheiro é de guinchar/rebocar o veículo a um local de reparo ou a um local seguro.”
Quando é comemorado o dia do guincheiro? Você sabia que desde o ano 2000, esse profissional ganhou uma data comemorativa? O dia do guincheiro é comemorado anualmente no dia 29 de junho, que também é comemorado o dia do chaveiro, profissional responsável por fabricar e fazer cópias de chaves, além de dar manutenção em fechaduras. Em qual cidade há mais vagas para guincheiros? No Brasil, a cidade com mais demandas de contratação de guincheiros e consequentemente com mais oportunidades de emprego é São Paulo – SP. Qual categoria é preciso para dirigir um caminhão guincho? É necessário uma CNH (Carteira nacional de habilitação) categoria B para veículos de guincho/reboque que o peso bruto total não ultrapasse 3.500kg. Caso ultrapasse esse limite, é necessário uma CNH categoria C. O número de veículos automotivos nas rodovias tem mostrado um crescimento exponencial, e esse fator significa que há muito mais casos de veículos com pane e falha nas estradas, que precisam ser rebocados e transportados. Em consequência desse aumento da indústria automotiva, também cresce o número de acionamentos de prestadores de serviço de reboque e guincho para atender e transportar esses veículos, principalmente nas localidades com grande fluxo e pouca assistência. Se por um lado essa alta na demanda pelos prestadores significa mais oportunidades de atendimentos, por outro também significa que há um maior número de concorrentes entrando no mercado, já que isso torna o negócio de guincho e reboque mais atrativo. Então como aproveitar essa crescente demanda e atrair mais solicitações de serviços para a sua empresa de guincho/reboque veicular? Primeiramente, o prestador deve estudar esse mercado, identificar seus clientes, concorrentes e fornecedores potenciais. Após ter realizado um estudo bem detalhado e ter recolhido todas as informações necessárias, defina qual é o melhor modo de trabalho, muitas empresas atuam de forma individual e particular, já outras optam por realizar uma parceria com associações de proteção veicular, seguradoras, concessionárias de veículos, revenda ou locações, recebendo acionamentos através de chamados abertos pelos beneficiários. Feita essa decisão, comece a divulgar os seus serviços, seja com adesivos no veículo de reboque, cartões ou divulgação nas redes sociais, que hoje em dia tem sido de muita eficácia.
Outro fator bem importante é que o mecanismo de guincho/reboque propriamente dito, deve estar instalado em veículos de carga adequados, em bom estado e que estejam sempre com a manutenção em dia. Além de ser uma questão de segurança, isso também evita que prejuízos futuros aconteçam. Para transporte de carros, os mais utilizados são os caminhões guinchos-plataforma.
É importante também ter bons funcionários, que tenham competência e habilidade, além de serem rápidos na hora de executar os serviços. Uma equipe bem estruturada já garante um grande diferencial na hora de competir com outras empresas.
Comments